Uma característica notável das transferências bancárias é a conveniência de fazer pagamentos online. A capacidade de realizar transações em dispositivos móveis acelera o processo enquanto elimina o estresse que vem com a papelada. A facilidade do banco eletrônico, no entanto, traz a necessidade de vigilância extra, especialmente porque o volume de transações aumenta diariamente. Ultimamente, tem havido um aumento nas fraudes online, por isso as instituições bancárias criaram mecanismos mais fortes de combate ao cibercrime.
Dito isto, as transferências bancárias são seguras, mas os proprietários de contas devem tomar precauções ao realizar transações em sites de loteria online. A maioria dos bancos introduziu protocolos de segurança fortes para evitar pagamentos não autorizados ou errados. Duas das medidas mais comumente usadas incluem:
Verificação em duas e três etapas
Este é um processo de autenticação que envolve um código pré-determinado ou um certificado digital signatário. Um exemplo de verificação bancária de 2 fatores para internet banking é o uso de nome de usuário e senha, seguidos de um código OTP. Na autenticação de três fatores, o terceiro recurso pode ser um recurso biométrico, como impressão digital, voz do usuário, digitalização de retina, configuração de mão ou reconhecimento facial.
Confirmação do Beneficiário
A confirmação do beneficiário garante que o jogador de loteria está enviando dinheiro para a conta certa. Alguns anos atrás, os bancos não se preocupavam em perguntar o nome da conta bancária do destinatário. Eles apenas verificariam o número da conta e o código de classificação. Hoje, dependendo do banco, os clientes são obrigados a fornecer o nome do titular da conta antes que o pagamento seja processado. O banco autorizará o pagamento se o nome corresponder ao código de classificação e ao número da conta.