Suécia busca maior proteção ao consumidor de loteria com proibição de cartão de crédito


A Suécia recentemente introduziu novas medidas para tornar o mercado mais seguro para todos os envolvidos. O movimento mais recente é a proposta do Finansdepartementet (Ministério das Finanças sueco) para proibir transações com cartão de crédito para todos os tipos de jogos de azar, incluindo jogos de loteria.
Esta mudança ocorre depois que a Autoridade Sueca de Jogos começou a emitir novas licenças de fornecedores B2B em março de 2023. O regulador diz que essa medida impedirá sites de jogos de azar em Suécia de fazer parceria com provedores de jogos não regulamentados.
A proposta de proibição cartões de crédito resulta de investigações mais abrangentes do Ministério para estudar comportamentos de risco relacionados ao jogo de azar.
A Finansdepartementet lançou recentemente um relatório de 650 páginas analisando os serviços de crédito ao consumidor atualmente fornecidos aos residentes suecos. O relatório se concentra principalmente na avaliação da disponibilidade de custos de configuração de juros, limites de taxa de juros e multas em todos os tipos de serviços de empréstimo de crédito.
Atualmente, a Lei de Jogos de Azar da Suécia de 2018 proíbe os provedores de serviços de jogos de azar de aceitar pagamentos com cartão de crédito. No entanto, alguns operadores licenciados descobriram maneiras de estender sutilmente os créditos por meio de serviços de terceiros, infringindo assim a lei.
Autoridade sueca de jogos de azar (Spelinspektionen) está registrado apelando ao governo para alterar as leis de jogo do país. O regulador alega que as disposições atuais violam os princípios do mercado se os licenciados encorajarem os jogadores a tomar empréstimos para sustentar seus gastos com jogos de azar.
O relatório Finansdepartementet sublinha que operadores de loteria regulamentados são capazes de vender serviços aos clientes por meio de faturas pré-debitadas porque a Lei do Jogo não impõe a proibição de cartões de crédito. Essas preocupações também foram levantadas recentemente pelas descobertas da Investigação do mercado de jogos suecos, revelando créditos de jogos de azar desenfreados por meio de colaborações de terceiros.
A Svenska Spel, operadora estatal de jogos de azar online, aprovou a proibição total de apostas com cartão de crédito como uma medida preventiva contra o aumento da dívida do consumidor. As organizações suecas de comércio de jogos de azar, BOS e SPER, também apoiaram a mudança.
No entanto, esta é apenas uma proposta, uma vez que qualquer alteração à Lei do Jogo necessitaria de uma votação legislativa. A mesma ação foi bem-sucedida em algumas jurisdições, especificamente no Reino Unido, onde a Gambling Commission pagamentos com cartão de crédito proibidos em 2020.
Notícias relacionadas
